quinta-feira, 4 de março de 2010

Telefonema insólito


Já tinha dito num dos meus primeiros textos deste blog, que tinha alguma vocação para atrair determinadas situações da vida, que posso classificar como "diferentes". Eis que vou contar uma delas, que me aconteceu mais exactamente ontem à hora de almoço...

Toca o telefone, é da faculdade!

Ora, nos últimos tempos, daquela instituição só me têm chegado más notícias, e quando veja a chamada não podia suspeitar de outra coisa, que mais tarde se veio a confirmar.

-Estou?
-Olhe, daqui é da FEP. O professor XXX (que eu não vou referenciar o nome) quer falar consigo.

Achei estranho (eu até já fiz a cadeira, o que será que ele quer?) e vieram-me, naquele momento, à em duas coisas pouco prováveis. A primeira foi pensar que me queria chumbar à cadeira depois de já a ter feito. A segunda, ainda menos provável, foi a de surgir um convite para um projecto qualquer. A minha imaginação vai longe, não vai?

- Então professor? Tudo bem? Como está? - eu a entrar de simpático!
- Olá tudo bem? - e neste momento é que foi a surpresa total - Você é meu amigo no Facebook?
- Até sou professor, porquê há algum problema?
- Há sim! Por acaso, não é você que anda a gerir o meu perfil? É que não fui eu que criei aquilo e anda alguém, de má fé, a fazer amigos meus no Facebook.

Pois, desta é que eu não esperava. Que lata! Antes de avançar, queria só esclarecer que não me aconteceu só a mim e que não estou a revelar nenhuma conversa secreta. Isto, porque o professor não me ligou só a mim, algo que vim a saber nessa noite, por colegas que foram confrontados com a mesma situação. Assim, expliquei-lhe que não tinha razões para o fazer e realmente concordei com a sua indignação. Ainda assim tentei ajudá-lo, e expliquei-lhe que podia denunciar essa situação junto do Facebook, ao que me respondeu:

- Mas eu para denunciar tenho que entrar nessa rede de anárquicos. E isso eu não quero!

Mais tarde, tentei denunciar o seu perfil que está no Facebook, mas não consegui. Só para terminar, aqui fica um dos perigos mais evidentes das redes sociais. A ser verdade, alguém está a fazer-se passar pelo professor. E tal como este, existem, de certo, muitas mentes maldosas pela internet que podem muito facilmente fazer-se passar por alguém e extrair facilmente informações dos outros utilizadores. É preciso estar atento!

2 comentários: