quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Uma manhã de perdizes com chocolate

Tenho tido umas manhãs deliciosas.

Ontem foi um exemplo disso. Levantei-me e arranjei-me para ir tomar um cafézinho. Costumo fazê-lo sempre que tenho tempo, e claro, aproveito para ler as notícias do Benfica. Por acaso, têm-me deixado sempre de bom humor. Ao menos este ano temos um concorrente à altura - O Braga. Além do café, decidi que também ia procurar umas prendas de Natal. Fui então ao fórum de Aveiro.

Estava uma manhã relativamente solarenga (para Inverno) e aproveitei para ir pelo canal se S. Roque. É um local algo recente, quase no centro da cidade, onde muitos aproveitam para fazer exercício. Tem uma paisagem muito bonita, devido à existência de um dos canais da Ria - o canal de S. Roque. Aproveitei e tirei uma foto para partilhar aqui com vocês. Não está lindo?


Como dizia, fui ao Fórum. Estava então numa livraria, quando comecei a olhar para uns livros de culinária. Eu pensei assim: "Ás vezes gasta-se tanto dinheiro a ir comer fora, quando em casa podemos fazer coisas mesmo saborosas e por muito menos dinheiro". Acho que valeu a pena comprar um livro destes, pois vamos conseguir impressionar tanto convidados como a nós próprios com coisas deliciosas. Como é óbvio, não escolhi um livro qualquer. O autor, que não vou revelar, já teve um programa de televisão, e não é o Jamie Olliver. No entanto, sempre que via o programa ficava impressionado com os pratos. Lá me decidi e comprei.

Cheguei a casa e lá me pus a desfolhar. Escolhi uma receita. Embora não tivesse todos os ingredientes, esta conseguia-se fazer com o que tinha. Por acaso, cozinhar é uma tarefa de que gosto. Não sei porquê mas é porreiro, e quando fica bom, é o orgulho total. Em relação à receita, foi mais ou menos assim: panei as perdizes (pode ser frango também) com farinha e canela. Depois fritei-as com azeite e manteiga. Reservei e com o que ficou na frigideira juntei cebola laminada, cacau em pó, açúcar amarelo e polpa de tomate. Passado um pouco acrescentei um caldo de galinha e vinho tinto. Deixei apurar mais um pouco e juntei natas e uma colher de sopa com farinha que usei para panar as perdizes, para o molho ficar mais cremoso. Para finalizar, fui buscar as perdizes para um tabuleiro e espalhei este molho por cima. Levei ao forno e voi la. Façam um acompanhamento a vosso gosto. Eu cá escolhia batatas assadas.

Estava bem bom! Depois fui trabalhar...

3 comentários: