quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Chegou o Natal


Quando chega esta altura do ano é sintomático para mim começar a lembrar-me das músicas de desta época: Pinheirinho, All I want for Christmas Is You e umas do Sinatra. Mas, uma das que mais marcou a minha geração foi a da Leopoldina. Creio que muitos sabem a canção: Bemvindos ao mundo encantado...

Assim, já há várias semanas que me sentava no sofá à espera do anúncio do Continente. Via a programação e esperava por todos os intervalos que intermedeiam os desenhos animados ou as "Soap opera" da noite. E eis que surgiu: Aí estava ela. A Leopoldina, vinda de férias, de baterias carregadas para mais uma campanha natalícia, arrebatando com todos os seus brinquedos... Que êxtase. Este ano, aí estava ela, carregada com umas botas pretas de cabedal e de uma pose arrojada de penas alouradas, pronta a assaltar os bolsos dos pais mais babados pelas boas acções dos filhos. Além disso, mostra coragem. A gripe A e o frio a chegar, e ela de mangas caveadas!

No entanto, tudo parou. Por entre outros intervalos, apareceu a gorda da Popota. Já não me lembrava desta, carago! Se calhar por não ter sido da minha geração, já não me recordava deste figurete! Narinas à mostra, um tanto ó quanto pó gorda, com a mania que canta e sabe dançar. Mas alguém já alguma vez viu um hipopótamo cor-de-rosa? Por isso é que os putos vão para a escola discutir com os professores. Assim é normal que fiquem com a realidade distorcida...

Assim pus-me a pensar porque raio é que o tio Belmiro não apertou os calos à Popota. Então quer dizer, uma aparece ano após ano mais esbelta e magra. Agora até tem a ordem das asas, com filmes de acção e explosões, que é tudo o que os putos gostam.

Mas a outra não! Aparece gorda e com uma música que já não é tão fácil de trautear como a da Leopoldina, a não ser o refrão que é facílimo: POPOPOPOPOPOPO...TA.

A minha formação em Economia diz-me que a Popota surgiu para apanhar alguma franja de mercado... Mas eu não estou a ver qual! Agora que tenho vinte e cinco anos consigo encontrar algumas semelhanças interessantes entre a Leopoldina e a Angelina Jolie e isso, até trás alguns factores provocantes à Leopoldina. Podem comparar...

Será que a Popota é afinal para atrair a franja de mercado das crianças?

É pah, não sei. Mas já ando a micar uns playmobil e uns tropinhas para me oferecer este Natal.

3 comentários:

  1. A Popota este ano está tentar apanhar a franja de mercado da comunidade Palop. Só pode com esta, no mínimo, ridícula adaptação da música dos Buraka System Hi-Fi/Mp3/usb/divx...

    ResponderEliminar
  2. A Popota é a amiga da Leopoldina que tem mais liberdade, a geração morangos que gosta de curtir a vida e dar nas vistas.
    A Leopoldina a dançar kuduro não, a Leopoldina está presente na mente dos pais, das freiras, dos natais dos hospitais. Teem é que fazer um boneco é que venda ... e pelos vistos conseguem.

    ResponderEliminar
  3. O mais grave nem é a franja de mercado da Popota, o mais grave é o exemplo da Leopoldina.
    Longe vão os tempos em que a crianças queriam um nenuku para brincar às mães ou um comboio eléctrico para fazer "Uuuu Uuuu". Hoje a Leopoldida incentiva a acção! Só faltou arrear no Pai Natal! Depois o que sucede? Sucede que a moda dos tirinhos nas aulas chega à Europa. A França foi a primeira...

    Se calhar a faixa de mercado da Popota é a não bélica... É isso.

    ResponderEliminar