quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Comentário ao blog do Vítor

Acho um piadão ao meu amigo Vítor Silva que escreve uns bitites no seu blog (em http://japensaste.pt.vu/). Acho que é este mesmo o espírito, e gostava que mais amigos meus tivessem tempo e dedicação para dar a um blog... Assim poderia ter tempo para fazer o seguinte:

Ó VÍTOR MEU BURRO?! O QUE È QUE ANDASTE A ESTUDAR NESTES ANOS TODOS PAH?! Tu com uma resposta dessas num teste da faculdade, nem direito a um "1" na pauta tinhas carago. Fiquei extasiado com esse post. Como é que consegues fazer um resumo tão superficial e sintético de toda a realidade, nomeando três indicadores macro-económicos (1º "Evolução da Economia Americana", 2º Desemprego, 3º Nível Salarial), que só por eles próprios exigem uma reflexão tão detalhada e tão profunda?

Assim, só dois pequenos comentários:

Primeiro:"Ora, em relação à América não há muito a fazer. Os EUA têm o poder que têm e acabou, apesar de o dólar ter vindo a desvalorizar" - O facto do dólar ter vindo a desvalorizar, significa só per si que os EUA já não são o país em quem os investidores confiam mais. De facto, tem-se assistido à perda de soberania dos EUA, não só para a China, mas para os países emergentes como o Brasil e a Rússia, onde vêm maiores rentabilidades e oportunidades de negócio. Assim, e se olharmos à nossa volta (em Portugal) os investidores não estão a virar-se para os EUA. Eu acredito que não se pense só assim em Portugal, mas em muitos outros países do mundo. Diz-se que os países desenvolvidos vão ter grandes dificuldades em sair da crise, visto que as suas prioridades vão ser os défices e o emprego. Os emergentes, como ainda beneficiam das altas produtividades do trabalho, não têm esses problemas. Cada trabalhador a mais, significa uma produção superior ao custo do trabalho, e dessa formar atingem grandes taxas de crescimento, superando facilmente o problema do défice, e atraindo investimento.

Segundo: É verdade que o Novas Oportunidades não vai resolver o nosso problema de educação? É! É verdade que grande parte da nossa produção está assente em indústria de baixo valor acrescentado e mão de obra pouco qualificada? É! É verdade que a geração que veio do 25 de Abril é trafulha e não dá exemplo ao povo? É! Porra mas é Portugal! Um gajo não pode é ficar a olhar para isso e fingir que não é nada. A nossa geração tem tudo para perceber como não é, e fazer o que tem que ser! Sinceramente estou aliviado com esta crise! Fechou ai muita empresa ineficiente, vieram à tona muitos trafulhas e já dizia o Darwin: Agora é a hora da teoria da "selecção natural" ou a lei do mais forte, como queiras. Só me custa que tenha que ser o Estado e os nosso impostos a fazer o trabalho sujo e a ter que arrumar o país. Nas entrevistas que tenho feito, costumo perguntar onde essas pessoas querem estar daqui a 20 anos. Há algumas que não têm objectivos, ficam a olhar, e não mostram um sentido de vida nem objectivos! Como é que se motiva toda esta gente que nem qualificações tem, para além de um saber estar em caixa ou a ser vendedor? Estar a construir auto-estradas e TGV's é estar a dar mais um folgo a esta mão de obra não qualificada que Portugal tem. Os "qualificados" estão agora a surgir em Portugal. Na Irlanda, a política da educação surtiu efeitos mais depressa e foi o que se viu - cresceu até não poder mais! Vamos lá ver se é agora que puxamos o IDE necessário para empregar este pessoal qualificado e que o governo tão bem estava a conseguir antes da crise. Eu acredito!

Já Pensaste?

5 comentários:

  1. E que tal se tu e o Kata se unissem e fizessem um mega blogue ?

    Ou va lá, um blogue onde os 2 escrevessem de forma a que eu não tivesse de visitar 2 links de vez em quando.

    Era matar 2 coelhosde uma cajadada.

    ResponderEliminar
  2. Isto assim é que é giro! Tu também podias ter um :D debate de ideias sempre a bombar...

    ResponderEliminar
  3. Ei! Ó Xiso, isso perdia piada... Agora tenho um rival para debater assuntos sérios que exponho na tanga :D Antes isto que a moda dos fazendeiros do facebook!

    Caro Bem Haja,

    Como deves saber, é do meu gosto e apliquei o mote no blogue, criar confusão para por a malta a debater, daí o nome "Já Pensaste". Como tal, e visto ser a economia a ciência da persuasão (para não falar que como economista trabalho em seguros ;) , expus apenas o que me interessava para a minha mensagem.
    Ao referir os EUA não pretendia elaborar uma análise elaborada, muito menos técnica, apenas queria lembrar que não há motivo para os combustiveis estarem ao preço que estão. E os combustíveis influenciam o transporte de mercadorias, que influencia o preço dos alimentos, que influenciam tudo resto.

    Apesar de não serem as mais fáceis, sempre gostei das cadeiras macroeconomicas e mais teóricas... não se pode ser perfeito, não é? Mas pronto. Vamos a ver se nenhum professor tipo João Silva ou Graça Moura ou Mário Rui Silva lê isto... pelo sim, pelo não...
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Eu só achei que para um economista da nossa casa, essa tal análise estava incompleta! Fica sempre bem, mostrar que nos ensinam "coisas"

    ResponderEliminar
  5. Caro Mouco, não sabia bem onde inserir este comentário por isso vai para o último post publicado à data.
    Só para dizer que a tua votação está viciada... neste momento tens 9 votos contabilizados, mas quando se vê a sua distribuição pelas respostas passam a ser 10. Para quando algo fidedigno neste blog?

    Abraço

    ResponderEliminar