terça-feira, 24 de novembro de 2009

Pasquim

Porra, hoje estou de rastos.

Não me lembro de ter tido um dia tão produtivo como o de hoje. Até pensei partilhar aqui o que fiz, mas como acho que os leitores não teriam noção, prefiro poupar essas palavras. Afinal de contas, estou com um sentimento de realização, sabendo que me diverti até ao momento em que me começaram a doer vários os músculos do corpo. Neste momento parece que sinto uma perna deslocada, grandes dores de costas e cansaço. Ah! E também sinto a barriga cheia!

Pois, cheguei à bocado a casa, jantei uma sopa de feijão e meio frango. Estava cheio de fome, já que só tinha lanchado às 18 horas. Já me habituei a este horário - jantar sempre às 23 horas. Agora estou a ver os resumos dos jogos da liga dos campeões e a escrever.

Enquanto lia o e-mail recebi um "convite" engraçado. Voltar a escrever para o Pasquim! Já tinha recebido um convite há uns tempos, mas não tinha ligado muito. Quando um convite é endereçado a alguém é preciso passar uma certa energia e objectividade. De outra forma, o convidado não percebe muito para o que está a trabalhar. Mas num e-mail que recebi hoje, houve algo que me despertou um certo interesse em voltar a escrever. É certo que nos meus tempos de faculdade apanhei várias fases do Pasquim. Foi engraçado vê-lo ressurgir, sempre cheio de polémicas e histórinhas. Também é certo que nunca ressurgiu com a força que era pretendida, mas lá foi funcionando. Recuperaram-se leitores, reescreveram-se secções perdidas, nasceram críticos e desenvolveram-se escritores. Das oito edições que preparei tentava sempre ter uma novidade. Se consegui? Não sei. Mas vê-lo agora definhar dá-me alguma tristeza. Hoje em dia os miúdos já não se interessam por lutar (pela escrita) pelos seus interesses ou humores. Dá ideia que é tudo muito mais superficial e que têm medo se exprimir e da opinião dos outros.

Mas pronto, apesar de tudo surgiu-me uma ideia para um texto. Pode ser que saia engraçada. Foi sempre uma ideia que tive da faculdade. Mas depois vocês vão ler. Eu posto aqui e envio para a redacção...

Para finalizar e me poder ir deitar, queria agradecer aos fundadores do Pasquim e a todos os que lhe deram continuidade. Sem eles, provavelmente não escreveria este blog ou não teria um espírito tão critico-literário como tenho hoje, e que procuro desenvolver. Uma palavra especial para o Ricardo Oliveira (Ciências) e Pedro Fernandes (Tuças) - Ex-directores do Jornal "O Pasquim"

Agora vou descansar.

1 comentário:

  1. É pena se se per um marco como é o Pasquim. Acho, melhor, tenho certeza que os FEPianos na sua maioria não tem noção da importância e do papel que esse belo folhetim desempenha na sempre nossa mui nobre FEP...

    ResponderEliminar